Início   |   III Seminário debate inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho e reforça importância da acessibilidade e garantia de direitos

III Seminário debate inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho e reforça importância da acessibilidade e garantia de direitos

No dia 15 de maio, foi realizado o III Seminário Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho, promovendo um importante espaço de diálogo, troca de experiências e fortalecimento da luta por mais acessibilidade, inclusão e oportunidades no mercado de trabalho. O evento reuniu profissionais, representantes de instituições públicas e privadas, movimentos sociais, especialistas e pessoas comprometidas com a construção de uma sociedade mais inclusiva, diversa e acessível.

A programação contou com a palestra magna “Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho Contemporâneo”, do Doutor e mestre e, Políticas Sociais e Cidadania, Milton Santos, que trouxe reflexões sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência no acesso e permanência no mercado de trabalho, além dos avanços conquistados ao longo dos anos através das políticas públicas e da luta social.

Durante o seminário, também foram realizados os painéis “Qual a importância das tecnologias assistivas no mundo do trabalho para as pessoas com deficiência?” e “Inclusão para além das cotas: Lei 8.213/91”, ampliando o debate sobre acessibilidade, autonomia, permanência e valorização das pessoas com deficiência nos espaços de trabalho e decisão.

Os debates reforçaram a necessidade de pensar a inclusão para além do cumprimento da legislação, destacando a importância da construção de ambientes mais acessíveis, acolhedores e comprometidos com a diversidade e os direitos humanos.

Para a presidente da ABADEF, Silvanete Brandão, discutir inclusão no mundo do trabalho é fundamental para enfrentar desigualdades históricas e fortalecer a garantia de direitos.

“A inclusão precisa acontecer de forma verdadeira, garantindo não apenas o acesso ao mercado de trabalho, mas também permanência, respeito, acessibilidade e oportunidades reais de crescimento. Precisamos construir espaços mais humanos e comprometidos com a diversidade”, destacou.

Ela ainda reforça a importância da lei de cotas. “Eu considero que essa é a maior politica de inclusão para as pessoas com deficiência. Sem a Lei de cotas a grande maioria das pessoas que estão aqui hoje, não estariam no mercado de trabalho.”

Um dos momentos marcantes do evento foi a entrega do Selo da Empregabilidade, homenagem criada para reconhecer instituições, gestores e personalidades que fazem a diferença na construção de um mundo do trabalho mais inclusivo, acessível e comprometido com a garantia de direitos das pessoas com deficiência. Nesta edição, foram homenageados o presidente da Desenbahia, Dr. Paulo Costa; a secretária da Saúde da Bahia, Dra. Roberta Santana; o secretário da Administração do Estado da Bahia, Dr. Rodrigo Pimentel;  a procuradora-geral do Estado da Bahia, Dra. Bárbara Camardelli, e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis. 

O III Seminário reafirma o compromisso da ABADEF com a promoção da inclusão social, da acessibilidade e da defesa dos direitos das pessoas com deficiência, fortalecendo o diálogo entre sociedade civil, instituições e poder público na construção de políticas e práticas mais inclusivas.

A ABADEF agradece aos parceiros que contribuíram para a realização do evento: Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Voluntárias Sociais, Íntegra, CS Comunicações e Empreendimentos e Qualy Engenharia, fundamentais para fortalecer esse importante momento de formação, mobilização e conscientização social.